sexta-feira, 21 de agosto de 2015

{Resenha} Clube da Luta

Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Número de Páginas: 272


       Olá!! Como estão, meus caros? 
     Hoje é sexta, galera!! Comemoremos hahah! Hoje eu preparei uma resenha de um livro muito bom e um dos "queridinhos" universais.  
     Na primeira vez que ouvi falar sobre Clube da Luta eu imaginei algo bem violento e sem nenhum teor crítico, contudo eu li uma resenha e vi que eu estava enganado, em partes. Foi aí que eu quis ler esse livro e adivinhem só, o livro estava por R$8,90 na submarino, que dia feliz rsrs. Eu tinha várias expectativas com relação a esse livro, mas ele se mostrou um pouco diferente do que eu imaginava, embora ainda seja excelente.
     O protagonista do livro, cujo nome não é revelado, é um homem que tem alguns problemas de auto-estima, verdade seja dita. Um cara estressado, infeliz no trabalho e que frequenta grupos de apoio para se confortar mesmo não tendo nenhum problema... Enfim, um dia ele conhece Tyler Durden, um sujeito com algumas ideias revolucionárias e outras nem tanto assim. Juntos eles decidiram montar o Clube da Luta e assim foi feito. 

"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta." 
[pág. 56]

      Pois é, o Clube da Luta foi fundado no anonimato, com poucos participantes e ao longo do tempo foi se expandindo e se tornou um sucesso. Homens que durante o dia viviam uma vida regrada pelas leis massantes da sociedade, no Clube da Luta, mostravam seu verdadeiro "eu" em um show de violência desmedida. Esse foi o primeiro livro do Palahniuk que li e fiquei um pouco perturbado. Em meio a esse caos e violência, ele consegue passar uma mensagem extremamente crítica, ele fala o que está errado sem medo e você se sente com raiva em determinados momentos, porque você concorda com o que ele diz, vê todas as injustiças e ao mesmo tempo se sente impotente.

"Eu vejo os homens mais fortes e inteligentes que já viveram - ele diz, o rosto delineado pelas estrelas que aparecem peja janela do motorista. - E esses homens estão enchendo tanques de carros e servindo mesas."  [pág. 86]


      Os personagens de Palahniuk são muito bem construídos, gostei da maioria deles. Marla Singer me cativou muito, também gostei bastante de Tyler Durden, embora algumas atitudes dele tenham me irritado um pouco, o protagonista ânonimo é um pouco inseguro, mas também gostei dele. Outro personagem que também gostei muito, foi o Bob, ele também participava de um grupo de apoio e posteriormente se juntou ao Clube da Luta.
      Com relação a edição, a editora Leya fez um ótimo trabalho, as páginas são amareladas, a fonte é de um tamanho bom e a diagramação é simples e muito bonita. A única coisa que me incomodou foram alguns erros de revisão, mas a edição no geral está muito boa.
      Em suma, é uma leitura bem dinâmica e toda a crítica presente no livro vai fazer você refletir bastante. Eu só não vou favoritar o livro porque fiquei incomodado com algumas atitudes do Tyler e fiquei meio confuso no fim, demorei para entender o que realmente estava acontecendo rsrs.


      E é isso, pessoal, até mais!!



36 comentários :

  1. Olá, Guilherme!
    Parece ser um bom livro realmente. Vejo muita gente falando dele.
    Adorei sua resenha!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui

    Protagonista anônimo? Sério? Gente...morreria sem saber!
    Você já seria expulso do Clube da Luta, né? Já quebrou a primeira regra! hahahaha
    Que bom que você gostou tanto da leitura!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!!
      Puro anonimato haha
      Talvez eu seria mesmo expulso rsrs

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Também ouço falar muito bem desse livro, e por sorte acabei ganhando em um sorteio de um blog. Espero conseguir lê-lo em breve, pois parece bom e perturbador, e eu adoro livros perturbadores.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Que massa você tê-lo ganhado em um sorteio!
      Também espero que consiga lê-lo em breve, é um livro que vale muito a pena ^^

      Excluir
  4. Oi, Gui!
    Preciso ler este livro, assisti ao filme e curti bastante, até fiquei com vontade de assisti-lo novamente!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Eu ainda não assisti ao filme, mas dizem ser excelente ^^

      Excluir
  5. Preciso ler este livro, assisti ao filme e adorei!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente, já o filme não posso dizer nada, pois ainda não assisti haha

      Excluir
  6. Ouço falar muito bem desse livro, mas não sei, não me interessei muito por essa leitura. Quem sabe um dia? :D

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem? Nossa, achei isso de o protagonista não ter nome bem legal! A premissa da obra é ótima, a capa é linda! E a sua resenha me deixou bem empolgado para ler o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      No início eu fiquei um pouco incomodado com essa questão do protagonista, mas me acostumei e fluiu numa boa haha
      Super vale a pena ler "Clube da Luta"

      Excluir
  8. Amo livros , esse eu ainda não li ,mais já fiquei curiosa , já seg seu blog beijos !!!

    ResponderExcluir
  9. Hey, Guilherme! Tudo bem?
    Você quebrou a primeira regra. Mas enfim.
    Eu ainda não li o livro (por motivos de: ainda nao ter comprado), mas assisti o filme (brilhante, incrível, perfeito) depois de ganhar um puta spoiler.
    Enfim, sou louco pra ler o livro.
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Pois é, quebrei a primeira regra, mas necessário huehue
      Quero muito assistir ao filme, dizem ser muito bom, só espero que seja tão bom quanto o livro ^^

      Excluir
  10. Palahniuk é um autor que desejo muito ler, NUNCA li UMA resenha NEGATIVA de seus livros, parece que todos adoram o livro. Um dia desses tenho que tomar vergonha na cara, sentar e ler "Cube da Luta".

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei "Clube da Luta" e espero ler mais livros do Palahniuk <3

      Excluir
  11. Oi Gui! Tudo bem?
    Hahaha' Adorei a resenha! Esse livro é bem popular...

    Abraços, Jay.
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Guilherme!
    Ainda não li Clube da Luta, mas quem saiba eu não compro ele na Black Friday?!
    Adorei a sua resenha e já vou adicionar o livro no skoob!
    Sucesso.

    Vinicius

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Black Friday é a noite da falência, mas vale muito a pena, então compre sim haha

      Excluir
  13. Oiee
    Estou para ler esse livro a séculos. Sempre penso em lê-lo, mas nunca leio. Adoro o filme, acho um longa maravilhoso e isso me faz querer ler ainda mais.
    Por fim, irei tomar coragem e ler
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Tome coragem e leia, vale muuuito a pena, você vai adorar haha

      Excluir
  14. Que legal sua resenha.
    Gosto muuuito desse livro, e do filme também.
    Gostei de ver você falando do Bob haha :)
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu também toda vez aque vejo falarem sobre este livro, automaticamente faço a ligação com muita luta e violência, não sei se estou certa ou não, mas não posso negar que todo mundo fala bem do livro e que ele deve ter mesmo algo a mais!!! Curiosa.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gui!

    Que resenha maravilhosa! Adoro esse o filme e ainda não li o livro!
    Preciso comprar, sempre vejo nessas promoções no Submarino e deixo pra depois. Quero muito conhecer a escrita do autor, espero conseguir em breve.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Obrigado ^^
      Ainda não vi o filme, mas dizem ser muito bom. O livro é excelente =)

      Excluir
  17. Oi Gui!
    Confesso que não fiquei interessada em ler esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado!!
    A compra valeu super a pena né? :D
    Um abraço!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      É uma pena que não tenha se interessado, é tão bom...

      Excluir
  18. Infelizmente até hoje só assisti ao filme, e digo que adoro. Preciso muito fazer essa leitura.
    Muito boa a resenha!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir