quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Filtro dos Sonhos, uma lenda que deve ser contada


 Bom dia! Tudo bem com vocês? 
     Muitas pessoas hoje em dia têm, pelo menos, um filtro do sonho em sua casa, sendo que a maioria delas compra o filtro como decoração sem nem mesmo saber de sua história. O filtro dos sonhos tem uma história bem longa e repleta de misticismo...
     O filtro dos sonhos (dream catcher, em inglês) veio dos Estados Unidos, atualmente a cultura do filtro dos sonhos está integrada a maior parte das tribos indígenas do país, mas eles surgiram na tribo dos Ojibwe. Para esta tribo, decifrar o significado dos sonhos era fundamental, eles acreditavam que os sonhos continham mensagens enviadas pelo Grande Espírito.
     Os Ojibwe acreditavam que durante a noite sonhos bons e ruins que continham mensagens do Grande Espírito vinham junto com o ar, todavia juntamente com as mensagens vinham sonhos e pesadelos que continham energias ruins. Para tentar captar apenas a mensagem do Grande Espírito eles criam o filtro dos sonhos, que, verdade seja dita, não chegava a ser um filtro, e sim uma teia. O objetivo do filtro era permitir que somente os sonhos que continham mensagens chegassem ao indivíduo, os sonhos com energia ruim ficavam presos na teia e se esvaiam com os primeiros raios de sol. Eles penduravam uma pena no filtro para representar o ar e/ou a respiração, que são vitais. Esta pena podia ser de coruja ou de águia, significando sabedoria e coragem, respectivamente.
      Quanto a história do surgimento das teias existem várias versões, eu vou deixar abaixo a que eu acho que é a mais contada.
     Diz a lenda que uma aranha fiava sua teia bem próximo à cama da avó (Nokomi), que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó. A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso.Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias ruins e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você”.
     Quando a Lua chegou, a aranha começou a tecer a teia mágica, observada pela avó que não escondia tamanha felicidade pelo presente. De tempo em tempo a aranha dizia para a senhora aprender, até que exausta a avó adormeceu.Ao surgirem os primeiros raios de sol no céu, a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas a teia e um corvo que pousou ali também deixou uma longa pena pendurada.
     Entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria e a avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar todos da tribo a fazerem os filtros de sonho e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

     Bonita história, não? Agora vocês sabem que o filtro dos sonhos tem sim uma história, e que por sinal é uma boa história. Segue abaixo algumas fotos de filtros dos sonhos, afinal eles são muitíssimo belos! 

7 comentários :

  1. Eu não sabia que essa é a origem do filtro dos sonhos.Que veio da tribo dos Ojibwe dos Estados Unidos. Os blogs tem que ser assim, menos enfeite e mais conteúdo. http://carmemoliveiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu rei! Tudo bom?
    Adorei o post! Eu faço alguns filtros de sonhos, mas são caseiros e nenhum se compara aos "verdadeiros", já conhecia essa lenda, mas foi muito bom reler. Seguindo o blog!

    Ps: Se não for incômodo, pode seguir o blog? http://aprateleira2014.blogspot.com/
    Um cheiro, Jay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e aí? =)
      Que bom que gostou, acho muito legal as pessoas fazerem filtro do sonhos por conta própria! Haha
      Já vou seguir seu blog =)

      Excluir
  3. Não conhecida a lenda, achei bem legal!!!!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olááá!
    que bacana postar a lenda. Eu já conhecia, desde que li o livro "O Apanhador de Sonhos" e vi o filme sou fissurada nesses filtros. Agora tá super na moda e estão por todos os lugares... o que é ótimo... afinal são lindos, não é mesmo?! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir