sexta-feira, 30 de outubro de 2015

{Resenha} Um Dia

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 416

     Heeey!! Como estão meus caros?!
     Primeiramente gostaria de me desculpar pelo meu sumiço haha. Esteve tudo muito corrido nessa semana, estava preocupado com algumas provas e teve também o ENEM, mas no fim do deu tudo certo, fui bem nas provas e no ENEM e cá estou eu novamente haha.
      No mês de outubro, eu participei novamente do Projeto Leitura Coletiva e dessa vez nós sorteamos um autor para ler um de seus livros. O autor sorteado foi o David Nicholls e eu escolhi o livro Um Dia para ler. Quero agradecer muuuito ao Diego que me fez participar do projeto e conhecer esse livro maravilhoso. Eu amei o livro, nem sei como resenhá-lo, compartilho da opinião do Álvaro Pereira Júnior, da Folha de S. Paulo


"Eu não seria capaz de descrever quanto é excelente e quanto adorei Um Dia."

     Enfim, gente, o livro é ótimo e vou tentar resenhá-lo da melhor forma haha.  
     O livro é dividido em cinco partes e cada capítulo é um pouco diferente do convencional rsrs, deixe-me explicar. Tem uma data marcante no livro, dia 15 de julho, dia de São Swithin, e é em 1988 que a história começa, ano em que Dexter Mayhew e Emma Morley se formam na faculdade e no dia 15 de julho desse ano eles passam a noite juntos e sua longa história começa. A partir de então cada capítulo narra exatamente sobre o dia 15 de julho de cada ano. Isso faz com que os capítulos sejam mais densos e, no início, mais cansativos, porém depois de um tempo a narrativa flui muito bem.
    Esse lance de um capítulo por ano é bem legal do meu ponto de vista. No começo eu fiquei um pouco confuso, mas adorei. Isso nos possibilita acompanhar o amadurecimento de cada personagem ao longo dos anos, porém de uma maneira diferente. Não há excesso de páginas e o livro é uma montanha russa de emoções.
     Emma Morley é de fato uma daquelas personagens que a gente ama de cara. No início do livro nos deparamos com uma jovem recém-formada cheia de sonhos e vontade de mudar o mundo. Com aspirações literárias e comentários inteligentes e sarcásticos ela me conquistou ♥.  Já Dexter Mayhew, no início, se mostrou um jovem da alta sociedade, um pouco canalha, indeciso e inconsequente. Até certo ponto do livro eu o achava intragável, por assim dizer.

"- Viajar - ela suspirou - Tão previsível.
- O que há de errado em viajar?
- É mais uma forma de fugir da realidade.
- Eu acho que a realidade é algo muito superestimado."
[pág. 13]

     Se tem uma coisa que aprendi com Um Dia é que o destino sempre nos reserva surpresas e muda totalmente os nossos planos. No decorrer dos anos nós acompanhamos os altos e baixos da vida de cada um e seus encontros e desencontros. Não  vou negar que fiquei com muita raiva de Dexter em vários pontos do livro, a primeira metade quase inteira foi uma relação de ódio com ele. Já com relação a Emma, eu me compadeci dela diversas vezes.


      Esse livro é bem triste e realista, chorei em alguns pontos do livro e, meu Deus, o que era o Nilo perto da torrente de lágrimas que saía do meu olho com aquele final?! Eu só não chorei mais porque eu estava muito chocado. E algo que aprendi sobre o Nicholls: ele não se contenta em quebrar nossos corações, ele tem que sambar em cima e deixar no pó!!
      Acompanhar esses dois durante 20 anos foi uma ótima experiência, e muito intensa também. Arrasadoramente triste e também cômica e romântica na medida certa. Nada de melodramas e pessoas morrendo com doenças terminais, nem nada espalhafatoso. Os fatos são muito verossímeis e acho que isso contribuiu ainda mais para eu me apegar ao livro haha.
       Essa foi a minha segunda experiência com o Nicholls e devo admitir que foi mil vezes melhor do que eu esperava. Eu li O Substituto e não gostei muito, achei meio fraco na verdade, então não tinha muitas expectativas para Um Dia. Mas assim que fechei o livro não consegui não amar, é ótimo, gente. Super recomendo ♥.
      Com relação à edição, não tenho do que reclamar. O trabalho da Intrínseca está excelente, as folhas, como sempre, são maravilhosas, amareladas e a textura é perfeita. A capa é bonita e a leitura muito agradável =).
      
      E é isso, pessoal

63 comentários :

  1. Meu garoto que orgulho de você! ❤
    Juro que não esperava essas cinco estrelas e essa predileção com o coração depois dos comentários que você me fez durante o início de sua leitura. Estou surpreao e feliz. Esse livro tem um romance lindo, mas nada de mimimi e é essa realidade que o Nicholls dá aos textos dele que me encanta.
    Adorei saber sua opinião e você ter participado de novo do Projeto. Eu flopei com minha leitura, mas dias melhores virão.

    Diego, Blog Vida e letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      De início não estava gostando, mas da metade para frente foi sensacional =D

      Excluir
  2. Bem vindo de volta! Espero que tenha ido bem no ENEM :)
    Eu comecei esse livro certa vez em inglês e a leitura não engrenou. Li só uns 2 capitulos. Você me animou a tentar de novo :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Obrigado =)
      De início eu também não curti muito, mas melhora muuuito depois

      Excluir
  3. Oi ...
    Eu AMO esse livro !
    E aquela parte é dolorosa rsrsrs... Quase surtei !
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei desse livro, mas não aceito o final dele até hoje. Não tem quem me faça aceitar kk.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Espero que tenha ido bem no ENEM! :)
    Já li muitos comentários bons e ruins sobre esse livro, e como eu não gostei nem um pouco do filme, eu sempre fico em cima do muro a respeito, as vezes tenho muita vontade de ler para poder enfim tirar uma opinião sobre, mas as vezes fico com receio. Quem sabe um dia eu dê uma chance, e quem sabe eu não me acabe em prantos chorando e amando o livro, não? Hahaha

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, acertei um número de questões consideráveis, levando em conta que estou no primeiro colegial haha
      Eu ainda não assisti ao filme, mas quanto ao livro devo dizer que é ótimo, super recomendo ^^

      Excluir
  6. Hum... Vou me limite a dizer que esse livro (pra mim) teve um dos piores finais que já li hahahaha

    Não gostei nem do filme, mas adorei sua resenha!!!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Eu já vi haters e lovers daquele final, eu sou meio termo, mas fiquei devastado e amei hahah

      Excluir
  7. Oi, Guilherme! Tudo bem? Ah, fico feliz em saber que você curtiu tanto "Um Dia"! :) Já assisti o filme e confesso que gostei bastante da história, mas o final é muito ruim! hahaha Mas enfim, adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Guilherme!
    Esse livro está na minha meta de leitura deste ano e se eu quiser lê-lo vou ter que correr, ahauha. Vi um vídeo negativo sobre ele, mas sua resenha acabou me animando, sério :)
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi Guilherme!
    Nunca li nada deste autor, mas já vi muitas vezes esta capa. Imaginava algo completamente diferente, bem clichê, e fiquei muito interessada após sua resenha. Deve ser bem emocionante mesmo, fico curiosa sobre o final. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Eu também não imaginava que Um Dia fosse mexer tanto comigo

      Excluir
  10. "ele não se contenta em quebrar nossos corações, ele tem que sambar em cima e deixar no pó!!" morri com essa frase, haha.
    Eu já tinha visto fotos desse livro, não sabia bem do que se tratava, sempre pensei que fosse apenas mais um romance bobo. Parece que não!
    Muito boa a sua resenha.

    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é bem assim mesmo esse autor haha
      Parece, mas de bobo não tem nada heue

      Excluir
  11. oi, tudo bom?
    Que pena que não te cativou... Mas leve isso com uma boa experiência. Eu não li nenhuma resenha deste livro, então desconhecia totalmente o enredo. Mas, mesmo assim, ele não me chamou muito atenção... É interessante ler livros que abordam este tema, mas há fases também... e eu não me encontro nesta fase rsrsrs. Mas não descarto a possibilidade de ler. Parabéns pela resenha e também por ser sincero com os leitores de seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Na verdade eu gostei bastante do livro rsrs, mas obrigado mesmo assim =)

      Excluir
  12. Olá Guilherme!
    Primeira vez aqui, e parabéns seu blog é lindo!!
    Eu ainda não li esse livro, acho que foi por causa do filme, que não me agradou tanto, então o livro acabou ficando na fila eterna de leituras rs


    Bjus
    http://www.fundofalso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Obrigado <3
      Eu ainda não vi o filme, mas o livro é muito bom haha

      Excluir
  13. Oi!!
    Já vi falarem muito bem de Nicholls e da sua escrita. Adorei a proposta do grupo, acho que vou participar também. Mesmo tendo muitos livros na lista de leitura. Achei muito legal o livro ser dividido em um capítulo por ano, ótima proposta.
    Beijos!!
    Quer falar de livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Eu particularmente gostei muito desse livro, mas em outros do Nicholls eu simplesmente não me apeguei haha

      Excluir
  14. Oi, Gui!

    Que bom que você gostou tanto de Um Dia! Eu fiquei triste pq falhei epicamente no projeto esse mês...nem comecei a leitura. Eu já assisti ao filme, então já sei a história mais ou menos, assim como o final. E sabe que não fiquei tãããão comovida? Acho que não tenho coração! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      O livro é bem legal, mas o final é bem trágico haha

      Excluir
  15. Olá

    Gostei da resenha,já vi os mais diversos comentários sobre esse li,eu vi o filme e chorei no final,como sei que a estória é triste eu praticamente corro do livro,mas quem sabe se um dia não leio.

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro bonito e que traz uma mensagem que nos emociona. Além disso, eu prefiro os livros tristes. rs
    Dessa maneira, vou dar uma chance para a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza de que você vai gostar do livro =D

      Excluir
  17. Oi Guilherme,
    Sua resenha está ótima! Ainda não li nada desse autor.
    Eu adorei conhecer um pouquinho do seu ponto de vista sobre esse livro, que aliás, é muito bem comentado (ao menos o que eu pude observar). Fiquei curiosa com a sua descrição/comparação das suas lágrimas com o rio Nilo, hahaha.
    Beijos, Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ^^
      O livro é muito bom, demora um pouco para começar de verdade, mas muito bom hahah

      Excluir
  18. Adorei a resenha, Gui. Quando li, demorei um pouco pra me envolver, mas depois foi uma paixão incrível e esse livro mora no meu coração.
    Que bom que alguém não flopou na coletiva, Gui. Meu orgulho!!!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Minha situação foi a mesma haha
      Eu achei que ia flopar, mas no último dia eu me envolvi tanto que li as 80 últimas páginas do livro haha

      Excluir
  19. Oi meu anjo,

    Não sei nem o que falo primeiro haha. Parabéns pela resenha...adoro quem escreve sobre o que aprendeu com o livro. Isso mostra maior sensibilidade a arte.

    Emma é uma diva da esperança. Tem uma autoestima baixa, mas tem um talento grandioso que pouco conhece e usa mais pouco ainda. Dex é um idiota. Termina o livro e continuei até hoje definindo ele como idiota.
    Ele faz Emma sofrer mais do que uma pessoa normal sofreria e o amor que ela sente por ele acaba deixando ela com esperanças bobas de uma mudança milagrosa dele.

    20 anos de um amadurecimento enorme de ambos e esse final, my God!!! Eu quase tive um infarto ao ler aquilo. Chorei muito e fiquei um mês sem ler só para me recuperar desse final inesperado, mas é imitação da vida.

    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Obrigado =)
      Também amei a Emma e odiei o Dex, mas no fim acabei gostando dele haha
      O final é mesmo devastador ^^

      Excluir
  20. Oi, Guilherme!
    Um Dia é maravilhoso!
    E definitivamente aquele final me fez afogar em lágrimas.
    COMO ASSIM aquele final?
    Eu definitivamente não esperava, hahaha.
    Acho que ninguém, né?
    Já li outros livros do autor, mas Um Dia é o melhor.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  21. Eu escuto muita gente falar muito bem desse livro.
    Nunca li o livro, mas ele está na lista. Sua resenha ficou ótima.
    Abraços.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gostei da sua resenha!
    Eu comecei a ler Um dia e parei quase na metade. Não sei se foi a época que li, se foi coisa de momento, se era ressaca, se foi o livro e a escrita.... Sei lá! Mas não me desceu hahahaha Acho que vi tanta coisa boa sobre ele, por ser tão perfeito, que comecei a ler com expectativas demais e me frustrei. Vou tentar voltar um dia! (trocadilho haha)

    http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ^^
      Retome a leitura sim, vale a pena haha
      Adorei o trocadilho hasuahu

      Excluir
  23. Oi Gui!
    Adorei sua resenha e achei bem curioso essa questão da divisão dos capítulos. Vejo uma verdadeira relação de amor e ódio que as pessoas têm com o autor e confesso que tenho curiosidade de conhecer a escrita dele.
    Parabéns pela leitura e por mais uma Leitura Coletiva :D
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia dos capítulos é bem legal mesmo haha
      O livro é excelente, super recomendo heuh

      Excluir
  24. Sempre tive muita vontade de ler esse livro é adoro essa capa, acho linda! Ótima resenha

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. nossaaaa.... sempre quis ler este livro depois da sua resenha ai q vou ler mesmo...

    www.livrosterapias.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu vi apenas a adaptação cinematográfica deste livro, mas desde então quero muito ler o livro, ele parece ser muito mais rico em detalhes e, sinceramente, eu preciso de mais dessa história!!!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah é excelente, leia, ame e me conte o que achou haha

      Excluir
  27. Olá Gui!
    Confesso que há muito tempo não tinha vontade nenhuma de ler esse livro. Mas pelo visto julguei mal e vale muito a pena ler. Amei a sua resenha e fico muito feliz que tenha gostado do livro! Com certeza entrou para minha wishlist!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu também não tinha vontade de ler, mas a Leitura Coletiva me fez lê-lo e eu simplesmente amei haha

      Excluir
  28. Oláá Gui
    Entãooo, eu tenho este livro e uma vez comecei a ler ele, mas acabei ficando entediada já nas 30 primeiras páginas e abandonei a leitura, mas agora com a sua resenha resolvi dar uma nova chance ao livro, pois você falou dele de uma maneira encantadora, espero apreciar a leitura tanto quanto você haha
    Bjoos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Todo mundo fala desse livro, preciso ler ele um dia. rsrsrs
    Amo romances e para mim é o melhor gênero.

    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  30. Cara, para alguém tão jovem, você escreve muito bem!

    Resenhas não são difíceis de fazer, quando se sabe o que está fazendo. E você parece que sabe a diferença entre uma boa resenha e um "resumo do livro com gostei no final". Continue assim!

    Ando meio focado em literatura brasileira ultimamente, mas quando der um tempo preciso conferir esse autor. Fiquei interessado na história :)

    Café, Cartas e Cadernos

    ResponderExcluir
  31. Oie, estou com esse livro na lista mas estou com receio de encarar a leitura. Acabei assistindo algumas partes do filme e devo imaginar que é mais ou menos assim no livro. Mas mesmo assim, ele está na estante e UM DIA terá que ser lido. Gostei bastante da resenha. Espero gostar também.

    BEIJOS, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  32. Quero demais ler e ter esse livro!! Depois dessa resenha estou L.O.U.C.A de vontade. beijos
    http://www.sabordelivroscom.br

    ResponderExcluir
  33. Eu não lembro direito por que tirei esse livro da minha lista de leituras... Deve ter sido alguma implicancia minha com a Anne atriz do filme já que não gosto nem um pouco dela hahahaha
    Ler sua resenha me fez ficar empolgada e pensando que devo dar uma chance ao livro - e fazer isso o quanto antes. E o fato de ser um livro de quebrar o coração - mas sem ter ninguém com doença terminal já me faz pensar que vai valer a pena ler.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi Gui, tudo bem?
    Conforme eu falei na minha resenha, até agora não sei se amei ou odiei o livro. Em algumas partes a leitura flui super bem, já em outras ela empaca e essa montanha-russa me deixou um pouco confusa.
    Infelizmente não consegui me cativar com os personagens ;/
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu já tinha visto esse livro inumeras vezes por ai a fora, mas nunca tinha parado para ver a sinopse e nem a resenha ainda...
    E me pergunto agora por que não li antes?????

    Logico que vou querer conhecer essa historia e por contribuição de sua otima resenha!!

    Beijos

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Graças a Deus que eu não precisei de ENEM para passar na faculdade hahaha. Espero que você tenha se dado bem :D
    Esse livro é muito amor, eu li ele todo em um dia (hehe) e amei a obra, a narrativa é fantástica e digno de cinco estrelas <3

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir