quinta-feira, 30 de julho de 2015

{Resenha} Confie em Mim

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 304

     Boom dia, meus queridos!! Como vão vocês?!
     Hoje eu trago para vocês mais uma resenha de um dos livros lidos durante a Maratona Literária de Inverno. O livro da vez é Confie em Mim, do Harlan Coben, e é um livro maravilhoso.
      Eu já comecei a gostar do livro somente por ser do Harlan Coben e então a sinopse me conquistou de vez <3.  Eu criei muitas expectativas e a grande maioria foi correspondida ^^.
      Inicialmente somos apresentados a vários fatos que parecem ser totalmente desconexos, o desaparecimento de Adam Baye, o assassinato de uma mulher, o suicídio de Spencer e alguns outros. Porém por mais que estes fatos aparentem não ter conexão alguma, Harlan vai aos poucos ligando os pontos e no fim você se vê em uma elaborada trama onde todos os acontecimentos estão interligados! Essa é uma das principais características que eu gosto muito na narrativa do Coben, tudo fica muito envolvente e o suspense criado por ele vai ficando a cada vez mais tenso.
      Apesar do livro ser de suspense, Harlan aborda como um dos temas principais a confiança e alguns valores familiares. Logo no início do livro somos apresentados a uma família em que há um relacionamento entre pais e filho um tanto quanto conturbado e embasado na desconfiança, tanto é que Mike e Tia Baye decidem instalar um programa de espionagem no computador de Adam, muito embora eles não saibam se essa é a melhor escolha. Partindo desse 'pretexto', por assim dizer, Coben questiona até que ponto os pais devem interferir na vida dos filhos e até quando é melhor apenas confiar. 


"[...]Uma família não é uma democracia. Vocês não precisam controlar os mínimos detalhes, mas têm de interferir sempre que acharem necessário." [pág. 31]

     Os personagens são bem construídos e é impossível não amar uns e odiar profundamente outros. Um dos personagens que me agradou muito foi Nash (adoro psicopatas), ele é um assassino e tem um elevado grau de psicopatia rsrs. Mas o que é mais interessante nele é a  sua forma de pensar, a sua concepção do mundo e da humanidade é um tanto chocante, mas realista. Separei um quote que expressa bem o que estou tentando dizer:

"-Você está dizendo que a guerra forçou aqueles homens a agirem de um modo contrário à natureza deles.
-É.
-Mas talvez seja justamente o contrário. Talvez a guerra tenha feito com que eles liberassem seu verdadeiro eu. Talvez a sociedade que force o homem a contrariar sua própria natureza." [pág. 230]

     A única coisa que me incomodou um pouco com relação aos personagens foram determinadas atitudes que foram tomadas por alguns deles, especialmente pelas crianças, Jill e Yasmin, que deixaram o livro um pouco inverossímil...


      Vale muito a pena ler Confie em Mim. Se você gosta de romances policiais, provavelmente vai gostar deste livro, embora não seja nenhum Agatha Christie ha ha. Mas a solução do mistério, ou melhor, dos mistérios, é sim surpreendente, porém eu fiquei um pouco desapontado com o fechamento da história do suicídio do Spencer... Mas não posso falar muito sem dar spoiler!
      Com relação a edição, eu comprei a edição econômica sem saber [mas paguei baratinho rsrs], porém até que não está ruim, as letras são pequenas, mas depois de algum tempo de leitura a gente se acostuma, e as páginas são amareladas, o que facilita e deixa a leitura bem mais confortável.
     E é isso, pessoal! Até mais!!



     

51 comentários :

  1. Não curto muito o Harlan por eu consegui adivinhar todo o final. Acho um pouco previsivel, sinto a mesma coisa falando do Dan Brown.
    Curti a sua resenha, pra quem nunca leu o autor, esta é uma ótima pedida.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler livros do Harlan Coben e depois da sua resenha me animou mais ainda pra começar.
    http://leituranasnuvensb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. sou looouca pra ler algo do Harlan, até pq na bienal do ano passado ele tava aqui e tal... e agora já sei por qual livro começar hahaha beijo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são ótimos hahah
      Queria ter ido conhecê-lo na Bienal </3

      Excluir
  4. Nunca li nada desse autor, apesar de sempre ouvir falar muito bem dele.
    Acho que irei adicionar o livro nas minhas próximas leituras.
    Adorei a resenha.

    Beijos.
    http://maisumepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu tenho esse livro aqui e ainda não li? Adorei sua resenha e os quotes só me deixaram mais curiosa para ler,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não sei porque, mas ainda não tenho interesse nas obras do Harlan. Eu o vi na Bienal de SP, muito simpático e tals, mas as premissas dele ainda não me convenceram. Boa resenha a sua, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Sério?! Ah é uma pena... gosto tanto dos livros dele

      Excluir
  7. Eu, Gui! Eu não sou muito fã de livros desse gênero, mas leio coisas ótimas sobre esse autor , o que despertou em mim a vontade de ler os livros dele e eu vou ler SIM. GOSTEI da premissa de "Confie em mim" também me atraiu, li essa semana sobre esse livro e outros do autor, na livraria. Então estou disposto a ler. Gostei de suas resenhas e dos quotes. Mas misturar realidade com atitudes ficcionais, inimagináveis às vezes é bom, afinal são obras literárias, servem para nos fazer fugir um pouco da realidade.

    Um abraçooooo.
    Diego, Blog Vida e letras
    http://blogvidaeletras blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Com certeza você vai gostar dos livros da Harlan e ele vai te fazer curtir suspense haha

      Excluir
  8. Gui,
    não li nada do Coben ainda, mas confesso que tenho interesse. Eu curto romances policiais, mas tem que ser muitomuito bom, senão fico meio sem paciência. Ele está na minha listinha, mas vivo atropelando ele com outras leituras.... então sempre leio resenhas e tal pra ver se um dia eu "debuto" desse autor. Ainda não me apaixonei, mas sua resenha foi ótima e bom saber que a maioria dos personagens é bem construída. Acho que esse é o principal ponto pra mim, em qualquer gênero.
    Bjs
    MaH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também gosto muito de romances policiais, pelo que você disso creio que gostará do Coben, sugiro que leia um de seus livros qualquer dia desses ^^

      Excluir
  9. Primeiramente, amei o nome do blog... bem criativo. Eu ando querendo muito ler livros de suspense e com a resenha fiquei com mais vontade ainda, já acrescentei esse na minha lista. Ótima resenha (:

    Beijoooos,
    http://pinguimtagarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer começar a ler livros de suspense, Harlan Coben é uma ótima indicação para você ^^
      Obrigado pelos elogios =)

      Excluir
  10. Olá!
    ou louca para ler os livros do Harlan, mas sempre que pretendo começar a leitura, um outro livro me encara, como se me chamasse para a leitura. Vou tentar dar uma prioridade para os livros do Harlan, pois eles parecem ser muito bons.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Te entendo bem, eu sempre fazia isso, mas um dia eu resolvi ler e amei <3 agora os livros dele são prioridade na minha TBR parada na minha estante haha

      Excluir
  11. Oiee Guilherme ^^
    Li esse livro e também adorei! É incrível como as histórias do Harlan parecem não ter sentido nenhum no início, mas vão se unindo no final. Gostei muito de "Confie em mim", mas diferente de você, não gostei dos psicopatas...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho isso fascinante na escrita dele =)
      Eu não aprovo de modo algum as atitudes do Nash, achei ele um tanto quanto extremista, mas gostei de alguns pensamentos dele haush

      Excluir
  12. Oláá,
    Como já disse uma vez tenho medo de ler os livros do Harlan Coben, haha. Sua resenha está bem descontraída e nem parece que você tá falando de um autor que um dia eu tive medo de ler...Pra variar, minha irmã viciada em Harlan tem esse livro, nunca nem tinha tocado, mas de algum modo sua resenha o fez parecer mais ''leve'' do que os outros livros do autor. Espero que um dia eu consiga ler, muita gente fala bem dos livros do Harlan.
    Abraços!
    Yasmin- 365 Dias Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Não é necessário temer os livros dele hahah, são livros bons que valem a pena serem lidos

      Excluir
  13. Oi, tudo bom?
    Sou grande fã de romances policiais, principalmente do Sidney Sheldon. Adoro quando as histórias se ligam e deixam tudo com um ar de suspense.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
    PS: Odeio psicopatas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Também amo romances policiais, mas acredita que nunca li nada do Sidney?!?! Preciso mudar isso em breve haha

      Excluir
  14. Em praticamente 7 de 10 blogs que visito vejo falando das obras desse autor. Estou começando a ficar curiosa para conhecer a escrita mesmo não sendo fã do gênero, mas vou dar uma oportunidade.
    Que ótimo que as suas expectativas com a história foram quase todas concretizadas, é muito chato quando nos decepcionamos com uma obra. A sua resenha ficou ótima!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do Harlan são mesmo muito comentados haha e com razão, viu. Todos os que eu li dele são excelentes, vale a pena conferir ^^
      Obrigado pelo elogio =)

      Excluir
  15. Oieee
    Tudo bem?
    Adoro livros de suspense, ainda mais aqueles que os fatos vão se conectando com o passar da história. Tenho interesse por esse livro a um bom tempo. Adorei a resenhaaa ;p
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Então com certeza você vai amar Confie em Mim =)

      Excluir
  16. Oi Guilherme!
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita do autor, mas ainda não tive oportunidade. Gostei de saber sua opinião e achei interessante o ponto de vista do personagem em relação a natureza do homem. Fiquei pensando nisso depois que li e fiquei com um certo medo de que possa ser verdade. Acredito que a lado bom do nosso ser sempre fale mais alto :)
    Um abraço,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A escrita do Coben me agrada muito e acho que você provavelmente também vai gostar haha.
      Também fiquei um pouco intrigado com o pensamento do Nash, gera muitas reflexões ^^

      Excluir
  17. Fala Guilherme!!
    Coben fantástico como sempre!
    Confesso que esse não foi um dos melhores que li dele,esses fatos meio desconexos ao longo d livro acabaram em um determinado momento me atrapalhando,mas quando ele junta todos os pontos,aí sim,ponto alto do livro,
    Também comprei a edição econômica sem saber hahahahhaahaha mas pelo preço valeu a pena e tem letras amarelas né
    Abraços!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí!
      Esse também não foi o melhor que já li dele, mas também não deixa a desejar haha

      Excluir
  18. Nunca li esse livro mas adorei sua resenha, me deu até vontade de ler e ver se gosto :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Guilherme. Adoro a escrita do Harlan, apesar de que o último livro que li dele me deixou um pouco decepcionada. Mas "Confie Em Mim", pela sua resenha, parece ser um bom livro e será minha próxima leitura dele. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Também gosto muito do Harlan, super recomendo Confie em Mim.

      Excluir
  20. Como gosto bastante de um enredo com um tanto de suspense, imagino que iria gostar bastante dessa obra do Harlan. Mesmo que a atitude das crianças tire um pouquinho de mérito da obra, ainda quero lê-la.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  21. Me sinto um E.T. por nunca ter lido nada do Harlan Coben, e ele tem tantos livros que me chamam atenção, assim como esse Confia em mim. Acho que nunca li mais por falta de oportunidade mesmo haha

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah como assim?! Os livros do Harlan são tão bons, tenho certeza de que vai gostar ^^

      Excluir
  22. Oi, Guilherme!

    Amo a escrita do Halan! Gostei da resenha! Não li esse livro, mas depois da sua resenha com certeza eu irei lê-lo!

    Beijos

    P.S Adorei seu blog! Já estou seguindo!

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/amoremprosaecia

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o trabalho do autor, mas gostei da sua empolgação ao falar dele!
    Sou super fã de livros que envolvam algum mistério a ser desvendado, por isso gostei da indicação!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar do livro, é muito bom =)

      Excluir
  24. Olá!
    Gostei de saber que esse livro é tão bom quanto parece. Eu nunca li nada do autor, então, diferente de você, não me sentiria propensa a gostar do livro apenas pelo seu autor – mas entendo completamente o que você quer dizer, haha. Eu tenho aqui um livro do Harlan, pois sempre pretendi conhecer o seu talento. Se gostar dele, vou investir em Confie em Mim. Curti o enredo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Harlan é ótimo mesmo, tenho vontade de ler mais dele. :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Heeey, estou há um bom tempo apostando no Harlan.
    Ainda não consegui npegar um dos livros para me dedicar. Mas, sem dúvidas, está na minha lista.
    Adorei o blog e a resenha.
    Beijos e beijos
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir
  27. Oláá, Guilherme! Comprei recentemente esse livro, mas ainda não tive a oportunidade der ler. Adorei sua resenha, me deu maior vontade de ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Conheço o livro, mas ainda não tive a oportunidade de lelo. Adorei a capa e a promissa me conquistou :) Pretendo ler ele em breve ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir